Tiram os japoneses muitas fotos porque têm poucos dias de férias por ano?
Quando falamos em japoneses é muito normal criarmos a imagem mental de um individuo de baixa estatura com uma máquina fotográfica pendurada ao peito. A explicação mais corriqueira, é que este povo tira muitas fotos para aproveitar ao máximo os poucos dias de férias que tem por ano. Na realidade os japoneses são o povo do mundo com menos dias de férias, 16,5, enquanto os franceses têm 34,5 dias de férias anuais, mas destes dias os japoneses só aproveitam a metade e por norma são tirados em Agosto.
Um dos factores mais importantes para explicar o numero excessivo de fotos tiradas pelos japoneses quando vão de férias, é que devido ao elevado nível médio de vida da população japonesa a partir da década de 70, aliado ao facto das grandes marcas de máquinas fotográficas serem japonesas, possibilitou que qualquer pessoa possa adquirir um aparelho para registar os momentos.
Outro facto também importante é que a cultura japonesa é mais visual que verbal, e ao ser uma cultura onde o colectivo é o mais importante, surge a necessidade de registar os momentos individuais para fazer-se notar enquanto individuo, dizer que se existe enquanto individuo, perante o grupo familiar ou de amigos.
