Desde que tomou o poder no Iraque, o xiita Nouri Kalam al-Maliki, optou por colocar os xiitas no controlo dos pontos chaves do país. Para além do cargo de primeiro ministro, Maliki acumulou o cargo de Ministério da Defesa, do Interior, e de conselheiro da Segurança Nacional. O Banco Central e Ministério das Finanças passou também a ser controlados pelos xiitas.
Deste modo, as classes sunitas ficaram afastadas das decisões nacionais. Esta politica inviabiliza qualquer tentativa de união.Para Izzaat Ibrahim al-Douri, um dos mentores do partido Ba’ath, e ex braço direito de Saddam Hussein, foi fácil manobrar na sombra com o suporte da Turquia e Arábia Saudita.Uma vez unindo interesses ao ISIS/ISIL, e alinhando interesses com os americanos, começou a receber meios de outros países como o Qatar e Israel, além dos próprios americanos.
Os americanos e seus aliados , encontraram a forma de diminuir a influencia do Irão no petróleo da região sem sofrerem pesadas baixas.
Não podemos esquecer que a guerra no médio oriente está começando a ganhar uma forte oposição na América e que surge a imperiosa necessidade de controlar os gastos com o conflito.
OBama deseja ver a região fraccionada em zonas sem qualquer influencia politica.
O Movimento ISIS defende a criação de um estado para os curdos a norte, sunistas ao centro e xiitas ao sul.Defende o afastamento do Irão do controlo petrolífero.Como tal, este movimento acaba por ser uma ameaça ao próprio Irão que tem as suas forças espalhadas pelo Iraque, Líbano e Síria.Ou entram outras forças na região ou o Irão terá de reagrupar as suas forças dentro das suas fronteiras. O ISIS recebe suporte das agencias de espionagem americanas e israelitas. E na realidade está a realizar uma tarefa que iria exigir um número tão grande de soldados americanos que causaria uma revolta interna na américa.Portanto,seria impossível a Obama executar tal tarefa com o seu exército!
Em 2002 George Bush elaborou um plano que deveria assegurar os interesses americanos na região. “Estratégia dos Estados Unidos para o mundo muçulmano depois de 11/9” . Consistia em encontrar pontos de interesses comuns com os xiitas.Os xiitas defendiam maior liberdade religiosa e maior participação no governo. Eram a corrente mais aberta aos americanos.A mudança. O resultado foi uma autentica guerra civil desencadeada pelos sunitas contra xiitas e americanos.
O Irão começou aos poucos a influenciar a região, conseguindo mesmo que Maliki não assine mais tratados de permanecia das forças americanas na região.
Como reagiu Obama? Mandando para a região estremistas que se juntaram aos sunitas e ao antigo partido Ba’ath cujos dirigentes Maliki queria extreminar!
Para a américa o importante é um genocidio muçulmano na região, que depois poderá ser recpturada com toda a facilidade.
MH 2/7/2014