Conhece a verdade e a verdade te libertará
A China e a Nova Ordem Mundial
Uma Ordem mundial, ou seja o controlo dos recursos do planeta por uma minoria, só será possível se a China entrar no jogo. Financeiramente a China tem, digamos assim, jogado, atuado, sozinha.
O dólar é uma moeda muito fraca. Só é forte comparada com os outros. Há muita falta de confiança em certas moedas dentro dos bens ativos reais. Por vezes surgem trocas de moedas. Os chineses retiram e esgotam materiais a um ritmo considerável o que lhes permite acumular ativos. Mas o renmimbi (moeda chinesa) está fixado ao dólar e por esse motivo não valoriza mais. Por outro lado trás mais segurança a uma possível perca de confiança rápida no dólar.Onde os chineses reforçam posições comerciais reforçam também a confiança no dólar. E uma moeda vale a confiança que se mantém nela.Depois existe é claro os mecanismos especiais para a colocar dentro de determinados valores. A não ser que se registe um grande desequilíbrio nas finanças internacionais. E ele é notório. Pelo que o sistema financeiro mundial necessita urgentemente de uma reformulação. Ou poderemos mesmo, e é o mais provável, ter que inventar um sistema mundial totalmente novo.Uma nova moeda!Os custos de cerca de meio por cento,custos pequenos para as vantagens, poderão ser suportados pelo FMI que detém reservas de ouro a preços algo baixos.Para beneficiar os países em desenvolvimento.
Uma moeda global torna os bens públicos globais e quem controla essa moeda decide quem pode comprar e quem pode vender.Através dos retiros especiais poderíamos criar uma nova moeda mundial. Os americanos são algo relutantes nesta matéria. Entende-se bem porquê!Conforme a economia mundial cresce necessita-se de uma moeda adicional. A moeda adicional provoca um deficit crónico na conta corrente.Portanto o jogo é mais vantajoso para a moeda principal.
Os americanos irão evitar que a china faça acordos bilaterais com os países. E os chineses já têm alguns com a Argentina e com o Brasil.Isto ajuda ao dólar ser a principal moeda mundial mas inicia um declínio no seu uso.O objectivo de Obama é convencer os chineses a aderir a uma nova ordem mundial e a praticar acordos multilaterais que permitam a participação americana.A economia americana está fraca demais para arrastar a economia global. A economia chinesa passará a ser o novo motor.O ritmo será mais lento que nos últimos 25 anos mas provocará o declínio administrativo do dólar.
Temos de ter especial atenção ao modelo dos BRIC( Brasil,Rússia, Índia, China, África do Sul.).Irão surgir revoltas internas fomentadas revoltas em alguns para evitar os acordos bilaterais.
A possibilidade de ser a cabeça na nova ordem mundial depende do êxito neste campo.
P.G. 16/7/2014